Mais de uma centena de migrantes deportados pelos EUA aterraram na Índia

Um avião militar dos Estados Unidos com 104 imigrantes ilegais indianos a bordo chegou esta quarta-feira à cidade de Amritsar, no norte da Índia. A deportação destas pessoas faz parte da agenda de imigração do presidente norte-americano, Donald Trump.

Joana Raposo Santos - RTP /
Foto: Adnan Abidi - Reuters

Segundo a Administração Trump, os indianos que agora chegam ao país de origem entraram ilegalmente nos Estados Unidos ao longo dos anos, vindos de diversos Estados da Índia.

A deportação desta centena de pessoas acontece na semana anterior à visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, a Washington, onde irá estar reunido com Donald Trump.

Os dois líderes falaram ao telefone na semana passada, tendo discutido precisamente o tema da imigração. Além disso, Trump salientou a importância de a Índia comprar mais equipamentos americanos de segurança e a necessidade de um comércio bilateral justo. Os indianos terão representado cerca de três por cento de todas as passagens ilegais nas fronteiras dos EUA em 2024.

Em cooperação com Washington, Nova Deli disse estar pronta para aceitar os cidadãos deportados, desde que uma verificação confirme a ilegalidade da sua permanência nos EUA. O Governo indiano afirmou ainda ser contra a imigração ilegal, principalmente por a associar a várias formas de crime organizado.

“Se os cidadãos indianos, não só nos Estados Unidos mas em qualquer parte do mundo, tiverem estadias excessivas ou estiverem num determinado país sem a documentação adequada, aceitá-los-emos de volta”, declarou em janeiro o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Índia, Randhir Jaiswal.

No entanto, é necessário que “os documentos sejam partilhados connosco para que possamos verificar a sua nacionalidade e se são de facto indianos”, frisou o responsável. “Se for esse o caso, então iremos cooperar e facilitar o seu regresso para a Índia”.
Mais de 500 indianos deportados num ano
O secretário de Estados dos EUA, Marco Rubio, afirmou no início desta semana que os voos de deportação são uma forma eficaz de conter o fluxo de migração ilegal, que considerou “destrutivo e desestabilizador”.

Já o Departamento de Estado considerou que estas deportações enviam uma mensagem de dissuasão a outras pessoas que estejam a pensar em emigrar ilegalmente.

Citando dados de Washington, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia, Kirti Vardhan Singh, afirmou recentemente que 519 cidadãos foram deportados para a Índia entre novembro de 2023 e outubro de 2024, ainda durante o mandato do então presidente Joe Biden.

Dados divulgados por vários órgãos de comunicação referem, por sua vez, que existem cerca de 7,25 milhões de indianos sem documentos nos EUA, vindos principalmente dos Estados de Punjab e Gujarat.

Segundo o jornal Indian Express, em novembro do ano passado havia 20.407 indianos sem documentos a enfrentar ordens de expulsão ou em centros de detenção do Serviço de Imigração e Alfândegas dos Estados Unidos.

c/ agências
Tópicos
PUB