Manada de elefantes regressa ao seu habitat depois de meses a vaguear pela China

Uma manada de elefantes asiáticos, que desde o ano passado tem andado a vaguear pela China está, finalmente, a regressar a casa. Depois de um périplo de 17 meses, que ganhou notoriedade na imprensa internacional, o famoso grupo de 17 animais atravessou o rio Yuanjiang perto da cidade de Yuxi, na província de Yunnan, rumo ao parque nacional a que pertencem.

RTP /
Twitter @AmbFangQiu

Há mais de um ano que uma manada de elefantes selvagens anda à solta na China, numa espécie de desfile que já se tornou notícia em todo o mundo. Contudo, nos últimos meses, uma equipa especial tem tentado conduzir o grupo até ao seu habitat natural.

Os 14 animais, de idades diferentes, deixaram o seu território no sul do país, perto da fronteira com o Laos, há 16 meses, e desde então cruzaram plantações de milho, de cana-de-açúcar, de banana e pitaya na província de Yunnan, no sudeste. Durante a peregrinação histórica, os elefantes vaguearam pela China, invadiram propriedades e terrenos agrícolas para se alimentarem.

Agora, e com a ajuda de autoridades competentes, o grupo já atravessou o rio Yuanjiang perto da cidade de Yuxi, na província de Yunnan, o que significa que rumou ao seu habitat natural em Xishuangbanna Yunnan.

No entanto, os elefantes têm, ainda de percorrer cerca de 200 quilómetros até chegarem ao parque nacional de onde partiram.



Desde que saiu do seu habitat natural, no ano passado, a manada está a ser monitorizada pelas autoridades locais e através de drones, tendo sido evacuadas várias estradas para que passasse em segurança. Para afastar os elefantes das zonas mais povoadas, as autoridades foram-nos aliciando com alimentos, como bananas.

Em junho, imagens de drones mostravam a manada a dormir numa floresta perto da povoação de Xiyang. Quando os animais acordaram e se começaram a movimentar novamente, mais de 410 equipas de emergência, 374 veículos e 14 drones foram enviados para o local com mais de duas toneladas de comida de elefante.

Os elefantes asiáticos selvagens também foram conduzidos e afastados das áreas residenciais por uma equipa de oito bombeiros, que os guiou no terreno, e por drones 24 horas por dia.

Os 14 elefantes asiáticos, de vários tamanhos e idades, foram guiados através do rio Yuanjiang em Yunnan na noite de domingo, tendo as autoridades preparado um trilho de volta à Prefeitura Autónoma de Xishuangbanna Dai. A peregrinação dos elefantes completa uma odisseia de mais de 500 quilómetros que a população chinesa acompanhou de perto.

Os biólogos locais e especialistas em vida selvagem não conseguiram ainda identificar o motivo pelo qual a manada decidiu abandonar o seu habitat. Mas Zhang Li, professor de conservação de mamíferos na Universidade de Pequim, disse ao Global Times em junho que "os desenvolvimentos em larga escala da atividade humana exacerbaram o 'isolamento' dos habitats dos elefantes".

Isso significa que "as zonas tampão tradicionais entre humanos e elefantes estão a desaparecer gradualmente, e as possibilidades de os elefantes encontrarem humanos aumentam muito, afirmou ao Guardian.

Embora ainda não tenham chegado à reserva natural a que pertencem, as autoridades garantem que os animais já estão num local apropriado para animais selvagens.

Os elefantes asiáticos são uma espécie protegida no país. A população cresceu e, atualmente, há cerca de 300 animais, apesar de o seu habitat ter diminuído por causa do crescimento da agricultura e da urbanização.
PUB