Manifestantes antiguerra detidos perto do rancho de Bush no Texas
A Polícia deteve hoje uma dúzia de manifestantes antiguerra nas proximidades do rancho da família Bush em Crawford, Texas (sul), onde o Presidente norte-americano passa as festas do Dia de Acção de Graças.
Entre as pessoas detidas figura Dede Miller, a irmã da militante símbolo dos anti-guerra norte-americanos Cindy Sheehan, que acampou um mês o Verão passado em frente do rancho da família Bush, disseram testemunhas.
As autoridades não confirmaram imediatamente a informação, mas mais de dez manifestantes foram vistos no interior das carrinhas da polícia.
Bush e a sua família chegaram terça-feira à noite a Crawford depois da cerimónia na Casa Branca durante a qual o presidente perdoa oficialmente o peru que escapa às caçarolas do "Thanksgiving" (Dia de Acção de Graças).
Esta festa tradicional norte-americana, celebrada na última quinta-feira de Novembro, é ocasião para as famílias se reunirem para uma refeição em que o prato principal é o peru.
Por cima de uma tenda branca que serve de local de reunião para os manifestantes foi colocado um letreiro cujo texto "Sem perdão para o peru de Crawford" utiliza os dois sentidos da palavra peru ("turkey"): "peru" ou "imbecil".
Cindy Sheehan, cujo filho Casey foi morto no Iraque, deve chegar a Crawford no final de semana, disseram os manifestantes.