Manto de aplausos e esperança recebe bombeiros portugueses em Espanha

por Christopher Marques - RTP
Foto de Arquivo Paulo Cunha - Lusa

Portugal ajuda, Espanha aplaude. Mais de cem portugueses chegaram na noite de sábado à Extremadura, respondendo ao pedido de apoio internacional feito por Espanha. À chegada a Moraleja, a cerca de 30 quilómetros da fronteira, os bombeiros lusos foram recebidos por um coro de aplausos, obrigados e esperança. Os vídeos estão a ser divulgados pelas redes sociais.

Os bombeiros portugueses foram verdadeiramente recebidos como heróis. A entrada dos bombeiros lusos foi amplamente aplaudida em Moraleja, como mostram os vídeos entretanto divulgados na rede social Facebook.

Impresionante el despliegue de medios que acabamos de ver entrando en Moraleja. Cae la noche y el miedo sigue creciendo, MUCHAS GRACIAS a nuestros vecinos portugueses! La carne de gallina... Ojalá hoy se termine todo! Sin palabras... Rocio Duque Mendez, Marta Vegas Crespo

Posted by Silvia Pe on Sábado, 8 de Agosto de 2015
“Impressionante, a quantidade de meios que acabamos de ver entrar em Moraleja. Cai a noite e o medo continua a crescer, muito obrigado aos nossos vizinhos portugueses”, legendava Silvia Pe na sua conta na rede social, na noite de sábado.

Portugal respondeu ao pedido de ajuda internacional emitido por Espanha, tendo enviado uma força conjunta de 104 operacionais e 32 viaturas, para combater o incêndio que ardia na província espanhola da Extremadura.

Ovación a los bombeiros!!!

Posted by Alberto Moreno Mateos on Sábado, 8 de Agosto de 2015
“Obrigado”, “Que bem”, “Vamos”, gritaram os populares da Moraleja, perante a impressionante parada de meios. “Viva Portugal e todos os meios espanhóis que se apoiam contra a trágica causa”, lê-se num dos comentários da conta de Alberto Moreno Mateos.

Os meios portugueses partiram de Castelo Branco ao fim da tarde de sábado. O corpo inclui um grupo de ataque ampliado de Santarém e outro de Lisboa e várias viaturas dos distritos de Portalegre e Castelo Branco, explicou o comandante operacional da Autoridade Nacional da Proteção Civil, José Manuel Moura.
 
O fogo, que deflagrou na quinta-feira na Sierra de Gata, consumiu mais de 6.500 hectares, tendo sido combatido por bombeiros portugueses e por operacionais de várias regiões de Espanha, nomeadamente da Andaluzia, Castilha e Leão.

Durante a madrugada, as autoridades conseguiram dominar o incêndio, tendo beneficiado de uma acalmia do vento e da grande quantidade de meios materiais e humanos disponibilizados a partir da tarde de sábado.

Com a estabilização do incêndio, os operacionais portugueses vão regressar a terras lusas, apontou fonte do Governo da Extremadura à EFE. Afinal, também em Portugal, as chamas continuam a lavrar em vários pontos. A meio da manhã, dois grandes incêndios mantinham-se em Vila Nova de Cerveira e em Monção.

Tópicos
pub