Marcelo diz que Donald Trump "é um ativo russo"

O presidente da República considera que, no contexto da guerra da Ucrânia, Donald Trump, "o líder máximo da maior superpotência do mundo" tem funcionado como "um ativo russo": "A nova liderança norte-americana tem favorecido estratégicamente a Federação Russa".

RTP /
As declarações de Marcelo Rebelo de sousa foram produzidas na Universidade de Verão do PSD, que decorre em Castelo de Vide, Portalegre, e onde o presidente apareceu esta tarde de surpresa.

A participação de Marcelo já estava prevista, mas por videoconferência.

Num painel intitulado "As respostas do Presidente", o chefe de Estado fez uma intervenção inicial em que abordou a situação internacional, apontando Donald Trump como o exemplo de um novo estilo de lideranças políticas, mais emocionais e que apostam no contacto direto com os cidadãos, sem mediação, num mundo em que a balança de poderes também se alterou.

"Com uma coisa peculiar e complexa: é que o líder máximo da maior superpotência do mundo, objetivamente, é um ativo soviético, ou russo. Funciona como ativo", afirmou Marcelo, referindo a atuação do presidente dos Estados Unidos no contexto da guerra da Ucrânia.

O presidente da República sublinhou que não se trata de "uma aliança baseada na amizade, na cumplicidade económica, ideológica ou doutrinária. Estou a dizer que, em termos objetivos, a nova liderança norte-americana tem favorecido estrategicamente a Federação Russa".

c/ Lusa
PUB