Marcelo Rebelo de Sousa tenciona estar presente no funeral em Roma
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tenciona estar presente no funeral do papa emérito Bento XVI, na quinta-feira, em Roma, indo e regressando no mesmo dia.
Interrogado pela RTP, em Brasília, se está confirmada a presença no funeral de Joseph Ratzinger, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: "Sim, vou e venho no mesmo dia".
"Mas em princípio irei a Roma, já há outros chefes de Estado que também vão", acrescentou.
No sábado de manhã, ao reagir à morte de Bento XVI, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que "o papa emérito queria uma cerimónia muito simples, e não um grande funeral de Estado", mas não excluiu estar presente.
À partida seriam convidados os chefes de Estado da Alemanha, porque Ratzinger era alemão, e da Itália, pela relação da Santa Sé com a República Italiana, referiu.
"A minha posição é muito simples: se houver um alargamento do critério no sentido de outros chefes de Estado, nomeadamente alguns que nos são próximos, se deslocarem a Roma, eu irei a Roma. Mas não tomarei nenhuma iniciativa sem ver exatamente o que resulta das diligências em curso", acrescentou.