Marés do lago Ness também são influenciadas pela deformação dos fundos marinhos

Porto, 05 jan (Lusa) - As marés do mítico lago Ness, na Escócia, não são provocadas apenas pela força gravitacional da lua e do sol, sendo também "influenciadas pela deformação dos fundos marinhos costeiros", revela um estudo de investigadores de Liverpool, no Reino Unido.

© 2012 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

De acordo com um estudo elaborado por uma equipa do National Oceanographic Centre de Liverpool, que contou com a participação do investigador do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto Machiel Bos, as marés do lago (Loch) Ness não são provocadas apenas pela força gravitacional da lua e do sol como é normal.

"Este lago, que está a 13 quilómetros da costa do mar do Norte, tem uma maré controlada por um processo chamado `carga de maré oceânica`", ou seja, "à medida que a maré oceânica sobe e desce, a superfície da Terra sobe e desce, afetando os sistemas que estão mais próximos da costa".

Assim, "utilizando uma série de sensores de pressão em seis locais do Loch Ness, que mediam a altura da água, os investigadores mediram uma maré com uma amplitude de 1.5 milímetros", acrescenta o CIIMAR.

Com este estudo, fica demonstrado que "as alterações de nível da massa de água oceânica ao longo da costa devido às marés deformam os fundos marinhos, provocando a elevação e afundamento da Grã-Bretanha a cada 12 horas e 25 minutos".

O trabalho foi recentemente publicado pela revista Journal of Geophyical Research e, em declarações à BCC, os investigadores Woodworth, David Bos Pugh e Machiel Bos afirmaram que esta técnica de medição de precisão poderia ser usada noutros lagos do mundo para que se possa entender melhor como a crosta terrestre se deforma em resultado dos movimentos do oceano.

Tópicos
PUB