Marido de Isabel II deixa obrigações reais no outono

O Palácio de Buckingham anunciou esta quinta-feira que o príncipe Filipe, duque de Edimburgo e esposo da rainha Isabel II, se reformará no próximo outono. Filipe deixará de cumprir os seus deveres reais, indica a casa real britânica em comunicado. A rainha Isabel II continuará a seguir com os seus compromissos enquanto rainha de Inglaterra.

RTP /
A rainha Isabel II continuará a seguir com os seus compromissos Reuters

O comunicado do Palácio de Buckingham indica que “sua Alteza Real, o duque de Edimburgo, decidiu não honrar mais os seus compromissos públicos a partir do outono deste ano”. O mesmo documento indica que o príncipe Filipe tem “o apoio total” da rainha.

O príncipe consorte cumprirá os compromissos já assumidos até agosto, mas não aceitará novos convites. O Palácio indica que, apesar de se manter como membro de mais de 780 organizações, não participará de forma ativa.

O anúncio da casa real surge depois de todos os altos funcionários de Buckingham terem sido chamados durante a madrugada para uma reunião convocada de “urgência”. O encontro motivou um conjunto de rumores sobre um eventual problema de saúde da rainha Isabel II ou do seu marido.

Filipe da Grécia e da Dinamarca nasceu a 10 de junho de 1921, sendo filho do príncipe André da Grécia e da Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg. Renunciou aos títulos nobiliárquicos helénicos e adotou o nome Filipe Mountbatten. Casa em 1947 com a princesa Isabel, que ascende ao trono em 1952.

O príncipe Filipe tem atualmente 95 anos. No dia 10 de junho, o duque de Edimburgo comemorará 96 anos. O duque de Edimburgo é o consorte com maior tempo de reino na história da monarquia britânica.
PUB