Marrocos vai construir um muro de defesa para Melilla

O exército marroquino vai erigir um muro e escavar um fosso em redor de uma parte do enclave espanhol de Melilla para impedir os emigrantes africanos de ali se infiltrarem, informou hoje um oficial da polícia.

Agência LUSA /

"Os soldados já começaram a preparar o terreno e vão construir um muro e escavar um fosso de três metros de profundidade por um metro e meio de largura em redor do enclave", afirmou.

"Os espanhóis têm uma rede metálica para proteger a sua Melilla e nós vamos construir um muro para dissuadir os emigrantes africanos", declarou sábado um oficial do exército marroquino em serviço em Nador.

"Os subsaarianos chegam aqui em grande número, mas quando os reenviamos para a fronteira argelina, de onde vieram, os meios de comunicação social fazem escândalo. Marrocos decidiu reforçar este sector para os dissuadir de virem para aqui", declarou este militar sob anonimato.

Do lado da fronteira marroquina em Nador o dispositivo de vigilância foi reforçado desde o passado dia 06, data da ofensiva de cerca de 800 africanos contra a fronteira espanhola em Melilla, com o destacamento de numerosas unidades das Forças Armadas Reais (FAR) marroquinas.

Por outro lado, numerosas barragens militares marroquinas foram estabelecidas entre Oujda, cidade transfronteiriça com a Argélia, e Nador, a janela marroquina para a Europa via Melilla.

"Antes, os subsaarianos chegavam sem problema a Melilla e Ceuta (segundo enclave espanhol no norte do Marrocos), agora estabelecemos, ao longo de 200 quilómetros nas estradas e montanhas, barragens e postos de controlo" policial, acrescentou o oficial.

PUB