Matan Ruak destaca qualidade do café timorense em visita à Austrália

por Lusa
Matan Ruak foi à Austrália promover os produtos timorenses, em especial, o café Mick Tsikas - EPA

O primeiro-ministro timorense recordou na Austrália a importância do café para o desenvolvimento de Timor-Leste, destacando os desafios que a produção ainda enfrenta e a necessidade de a reforçar.

"Não basta possuir um café de sabor extraordinário, pois temos o desafio de garantir o acesso a novos mercados muito competitivos, que requerem a mobilização de todos os intervenientes", afirmou Taur Matan Ruak, na noite de terça-feira em Camberra, onde está em visita oficial.

"Um dos desafios é o facto de termos perdido muita área potencial de produção do café. Recordo que no tempo da colonização portuguesa o café ocupava 72.000 hectares de solo arável, enquanto em 2021, apenas 50,000 hectares eram dedicados a esta produção. Pretendemos recuperar o espaço perdido e mesmo aumentar a presença do café a outros locais com elevado potencial para a sua produção", afirmou.

Taur Matan Ruak chegou na terça-feira a Camberra, onde participou no lançamento da nova loja "Origem Timor: os Sabores de Timor", iniciativa de Troy Huckstepp, um veterano que serviu como comando no 4.º Batalhão do Regimento Real da Austrália, durante a missão da Administração Transitória das Nações Unidas em Timor-Leste, e que agora é um dos promotores do café timorense na Austrália.

O Projeto Origem Timor "pretende ligar os produtores de café timorenses às empresas de importação, tratamento, torrefação e distribuição de cafés orgânicos de qualidade, no mercado australiano e regional, promovendo o intercâmbio de produtores, distribuidores e consumidores", explicou o Governo timorense em comunicado.

"A produção de café representa uma importante parte do nosso desenvolvimento, num momento em que procuramos melhorar a nossa resiliência nacional e alargar a diversificação da economia, como forma de reduzir a dependência excessiva dos rendimentos petrolíferos", disse o chefe do governo.

"Um importante setor do café, que partilha com o turismo e a agricultura um enorme potencial de crescimento sustentável e duradouro da nossa economia. Uma importância do café que não se limita apenas a questões económicas, mas que está profundamente enraizado na tradição cultural das nossas gentes", acrescentou.

Taur Matan Ruak recordou o papel crucial que a região teve na produção de café a nível mundial, nomeadamente através do híbrido timor, que ajudou a salvar produções em vários países.

 

Tópicos
pub