Mau tempo faz mais de 20 mortos, 30.000 desalojados

Mais de 20 mortos, 30.000 desalojados, 300 casas destruídas, dezenas de estradas e pontes danificadas e centena de hectares de culturas inundadas é o último balanço das fortes chuvas caídas esta semana na Colômbia, informaram hoje as autoridades.

Agência LUSA /

Os distritos de Santander e Norte Santander (nordeste) e o de Tolima (oeste) foram os mais atingidos pelos chuvas torrenciais que começaram terça-feira, segundo o Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais (IDEAM, estatal).

A maioria de vítimas mortais foi registada em Bucaramanga, Girón, Lebrija, Betulia e San Vicente de Chucurí, no distrito de Santander, onde alguns rios, como o Frío, o Ouro e o Sogamoso, saíram dos seus leitos e destruíram bairros ribeirinhos.

Alguns sectores de Bucaramanga e as suas comunas vizinhas foram declarados pelas autoridades como zona de catástrofe.

O governador de Santander, Hugo Aguilar Naranjo, disse que várias das comunas do seu território estão isoladas devido a dezenas de deslizamentos de terras que cortaram as estradas.

Os ministros do Interior, Sabas Pretelt, e da Protecção Social, Diego Palácio, assim como o director do Gabinete de Atendimento de Urgências, Eduardo José Gonzãlez, visitarão hoje as zonas atingidas.

Estes responsáveis foram avaliar localmente os prejuízos e as necessidades mais sentidas para iniciar o envio de ajuda oficial às zonas afectadas.

PUB