Morreu a rainha Isabel II de Inglaterra

por RTP
A Rainha recebeu a nova primeira-ministra britânica na terça-feira. Foi o mais recente compromisso de agenda de Isabel II. Reuters

Na quarta-feira, a monarca tinha cancelado um evento virtual por sugestão dos médicos. Vários elementos da família real estavam já em Balmoral, na Escócia, onde a monarca se encontrava.

A saúde da rainha foi-se agravando ao longo do dia desta quinta-feira, como indicavam os boletins oficiais que davam conta do seu estado: "Após uma nova avaliação esta manhã, os médicos da Rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica", uma propriedade na Escócia, revelava o palácio numa breve declaração.

O seu filho e herdeiro do trono, Carlos, e a mulher, Camila, já viajaram até Balmoral. Também o neto Guilherme e o príncipe André, bem como a princesa Ana e o príncipe Eduardo já se dirigiram à residência para estar junto da monarca.

Também o príncipe Henrique e a mulher, Meghan, vão deslocar-se à Escócia para estar com a Rainha, segundo informou um porta-voz da família.

Uma das exceções é mesmo a da duquesa de Cambridge, que irá ficar em Londres com os filhos, bisnetos de Isabel II, para acompanhar o primeiro dia de aulas.

Segundo fontes oficiais, os membros mais próximos da família real estão a ser informados sobre o estado de saúde da monarca.
Reunião virtual cancelada
Ao início desta tarde, a BBC interrompeu a emissão para acompanhar as notícias sobre o estado de saúde de Isabel II e dar o boletim clínico. 

A Rainha Isabel II, de 96 anos, adiou na quarta-feira a reunião virtual do seu conselho privado - o equivalente ao Conselho de Estado em Portugal - depois de os seus médicos a terem aconselhado a descansar, segundo divulgou o Palácio de Buckingham.

"Depois de um dia agitado ontem (terça-feira), Sua Majestade aceitou" o conselho para descansar dado pelos seus médicos, afirmou um porta-voz do Palácio.

Na terça-feira, a Rainha recebeu na sua residência escocesa o primeiro-ministro cessante, Boris Johnson, que foi apresentar a sua demissão.

Mais tarde, no mesmo dia, recebeu também Liz Truss, a quem nomeou oficialmente primeira-ministra.

Nos seus 70 anos de reinado, a Rainha recebeu quase sempre os novos primeiros-ministros no Palácio de Buckingham. No entanto, a primeira audiência com Liz Truss acabou por decorrer em Balmoral, na Escócia, o que evitou a deslocação da monarca a Londres. Isabel II tem estado naquele palácio desde julho.
"Problemas de mobilidade"
Rainha do Reino Unido desde 1952, aquando da morte do pai, o rei Jorge VI, Isabel II tem enfrentado "problemas de mobilidade" desde o final de 2021, segundo indica o Palácio de Buckingham.

Em outubro do ano passado, passou uma noite no hospital e desde então tem sido forçada a reduzir os eventos na agenda por questões de saúde, delegando algumas funções ao filho e outros elementos da família. 

Devido às fragilidades crescentes, a rainha faltou a algumas cerimónias marcantes do Jubileu de Platina, cujas festividades decorreram em junho.

A nova chefe de Governo do Reino Unido já reagiu às notícias recentes sobre a saúde da monarca.


"Todo o país está profundamente preocupado com as notícias que chegam do Palácio de Buckingham nesta hora de almoço", disse Liz Truss através do Twitter.

"Os meus pensamentos e os pensamentos de todas as pessoas do Reino Unido estão com Sua Majestade, a Rainha, e a sua família neste momento", acrescentou.

Também o líder da oposição, o trabalhista Keir Starmer, disse estar "profundamente preocupado com as notícias vindas do Palácio de Buckingham".

Lindsay Hoyle, presidente da Câmara dos Comuns, interrompeu a sessão em curso no Parlamento britânico, onde estava a ser apresentado o pacote de apoio às famílias e empresas, para referir o novo boletim de saúde da Rainha.

"Sei que falo em nome de toda a câmara quando digo que enviamos os nossos melhores votos a Sua Majestade a Rainha, que está, juntamente com a família real, nos nossos pensamentos e orações neste momento", disse. 
Tópicos
pub