Última Hora
José Sócrates de novo sem advogado. José Preto renuncia à defesa do antigo primeiro-ministro

Médicos falam de "morte inesperada" de Boris Ieltsin

Boris Ieltsin, primeiro presidente da Rússia, morreu às 15:45 (12:45 em Lisboa) na Clínica Central de Moscovo. Os médicos comunicaram que a insuficiência cardíaca progressiva foi a causa da morte.

Agência LUSA /

Segundo informações médicas recentes, nada fazia prever semelhante desfecho, porque Boris Ieltsin fazia regularmente testes e encontrava-se em boa forma física para a sua idade.

Rinat Aktchurin, cirurgião que operou Boris Ieltsin em 1996 ao coração, declarou à rádio Eco de Moscovo que, "nos últimos tempos, não fez consultas ao antigo presidente, mas também não havia razões para este ser observado".

Segundo o cirurgião, Boris Nikolaevitch sentia-se relativamente bem, embora a insuficiência cardíaca progredisse a pouco e pouco. "A paragem súbita do coração talvez tenha sido uma das manifestações dessa insuficiência cardíaca", disse, considerando que o tempo de vida de Ieltsin depois da operação pode ser considerado um "bom resultado".

Boris Ieltsin, que fez 76 anos em Fevereiro, morreu hoje na sequência de uma paragem cardíaca, segundo fonte médica citada pela agência russa Interfax sob condição de anonimato.

O porta-voz do Kremlin, Alexander Smirnof, anunciou oficialmente a morte de Ieltsin, mas não deu qualquer outra informação, incluindo a causa da morte.

Ietsin, que exerceu a presidência entre 1991 e 1999, sofria problemas cardíacos pelo menos desde 1996 quando, cerca de cinco meses depois de ser reeleito para o segundo mandato, foi submetido a uma delicada intervenção cirúrgica para a colocação de cinco pontes coronárias.

PUB