Médio oriente. Estão sinalizados cerca de uma centena de portugueses em Israel

por Rosa Azevedo - Antena 1

Ronen Zvulun - Reuters

Cerca de uma centena de portugueses, entre turistas e residentes, pediram ajuda para deixar o país. Cidadãos nacionais que devem regressar ainda esta sexta-feira a Portugal, num voo de repatriamento realizado por um avião da Força Aérea.

Mas há quem não tenha esperado por esta forma de sair e tenha decidido, por sua conta e risco, apanhar rapidamente um avião e sair de Israel.

A Antena 1 falou há momentos com David Nora, um português que já conseguiu sair do território israelita, através de um voo comercial, que refere que apanhou um avião para a República Checa.

O português explica que recebeu um email da emergência consular a informar quais os passos a dar caso tivesse interesse em sair de Israel, mas optou por sair pelos seus próprios meios.

David Nora diz que perante a falta de resposta da embaixada conseguiu comprar uma viagem para a República Checa onde chegou esta madrugada.

O português, estudante de doutoramento, em conversa com a jornalista Rosa Azevedo, diz que se sentiu desamparado enquanto outros estrangeiros recebiam apoio dos respetivos países.

As Nações Unidas revelam que, na Faixa de Gaza, são já mais de 120 mil, os deslocados, devido ao conflito em curso entre israelitas e palestinianos.

São pessoas que viram as habitações destruídas, ou que fugiram de casa, devido ao medo causado pelos ataques militares.

Quem também pretende deixar Israel, são milhares de estrangeiros, que foram surpreendidos pela ofensiva lançado pelo grupo islâmico Hamas.
pub