Em direto
Guerra no Médio Oriente. A evolução do conflito entre Israel e Irão

Membros da OMS votaram pacto para futuras pandemias

por RTP

A Organização Mundial da Saúde alcançou hoje um acordo histórico para futuras pandemias. Cento e vinte e quatro países membros votaram a favor e 11 abstiveram-se num pacto largamente aplaudido.

Após três anos de negociações, este acordo, juridicamente vinculativo, adotado pela Assembleia Mundial da Saúde em Genebra, é considerado uma vitória para a saúde pública, a ciência e ações concertadas.

Isto num momento em que organizações multilaterais, como a OMS, foram afetadas por cortes drásticos, no financiamento externo dos EUA.

Este instrumento reforça a cooperação internacional em áreas prioritárias, como a vigilância das doenças dos animais em todos os países o lançamento de alertas, reforço laboratorial e de colaboração entre centros de investigação a nível mundial e melhor coordenação e financiamento.

O documento prevê também o acesso equitativo a vacinas.
PUB