Menina não morreu devido a vírus H5N1-Autoridades chinesas

Um comunicado das autoridades sanitárias chinesas garantiu hoje que He Yin, a menina que faleceu recentemente numa área com gripe das aves, "morreu de pneumonia aguda e não infectada com o vírus H5N1" como foi noticiado.

Agência LUSA /

"A morte de uma menina com sintomas de gripe na localidade onde se tinha declarado um foco de gripe das aves foi causada por pneumonia aguda com dificuldades respiratórias", assinalaram as autoridades sanitárias da província central de Hunan.

Segundo o comunicado, no momento da morte da menina já se tinha diagnosticado a pneumonia, depois de lhe terem sido feitas análises de sangue nas quais não foram encontrados vestígios do H5N1, a estirpe viral da gripe das aves mais perigosa para os seres humanos.

A menina faleceu depois de ter sido internada no hospital infantil da capital da província, Changsha.

O caso foi divulgado hoje pelo jornal South China Morning Post e a sua confirmação faria de He Yin a primeira vítima mortal da gripe das aves na China.

He Yin, de 12 anos, e o seu irmão, de dez, ficaram doentes há cerca de uma semana depois de comer frango, indicou o pai da menina, He Tieguang, ao diário de Hong Kong.

Os factos ocorreram na localidade de Wantang, no distrito de Xiagtan, onde quarta-feira foi confirmado o sétimo foco de gripe das aves na China este ano e o terceiro numa semana.

Até ao momento não se conhecem casos mortais por gripe das aves na China, mas na Indonésia, Tailândia, Vietname e Camboja já morreram mais de 60 pessoas.

PUB