Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Mentor do assassinato de Khashoggi deu ordens através do Skype

por RTP
Arábia Saudita no olho do furacão devido à morte de Jamal Khashoggi Reuters

As autoridades turcas acreditam que o assassinato de Jamal Khashoggi teve ordens diretas de Saud al-Qhatani, um dos homens mais próximos do príncipe Mohammed bin Salman. Responsável pelas redes sociais do príncipe, al-Qhatani foi um dos responsáveis do crime, dando ordens pelo Skype.

Um dos braços direitos de Mohammed bin Salman, príncipe saudita, está a cair em desgraça depois do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, agora que Riade tenta sair da situação da melhor maneira possível. A televisão estatal saudita anunciou no sábado que al-Qhatani foi despedido, juntamente com outros quatro funcionários, devido à morte de Khashoggi.

A influência de al-Qhatani, durante os últimos anos, da regência de bin Salman, tem sido vasta. Por isso, será muito difícil a Arábia Saudita deixar Qhatani no papel de mentor do assassinato, sem que seja associado ao príncipe herdeiro.

“Este episódio não vai derrubar o príncipe mas atingiu a sua imagem que vai demorar algum tempo a limpar, se é que alguma vez vai acontecer. O rei está a protegê-lo”, disse uma das fontes ligadas à corte.
Ordens dadas através do skype
Para tentar limpar a imagem da Arábia Saudita, o príncipe herdeiro não teve dúvidas em fazer com que al-Qhatani arcasse com as culpas do episódio Khashoggi. De acordo com fontes sauditas, o antigo homem forte do príncipe foi preso mas a atividade nas redes socias de al-Qhatani continuou, pelo que não é crível que esteja detido.

De acordo com fontes turcas, al-Qhatani esteve presente durante o assassinato de forma virtual. Através do Skype, entrou em contacto com Jamal Khashoggi, dirigindo-lhe insultos. Khashoggi ripostou mas a equipa de 15 homens enviados de Ruad teve ordens diretas de al-Qhatani para se livrar de Khashoggi.

“Tragam-me a cabeça do cão”, terá dito al-Qhatani, de acordo com fontes turcas que estão ligadas à investigação. Não é claro que um dos homens fortes do príncipe tenha assistido ao assassinato, mas é sabido que Erdogan tem na sua posse o áudio dessa chamada de Skype.
Lealdade ao príncipe saudita
Antes de ser dado como um dos responsáveis da morte de Khashoggi, al-Qhatani declarou a sua lealdade para com o príncipe Mohammed bin Salman.

“Pensam que tomo decisões sem ordens superiores? Sou um empregado e um executante fiel das ordens do Rei e príncipe herdeiro”, disse al-Qhatani no Twitter, no ano passado.

Nos últimos dias, a biografia de al-Qhatani mudou, na rede social Twitter, de Conselheiro Real para diretor da Federação Saudita de Cibersegurança, Programação e Drones, posto que tinha ocupado anteriormente.

Por agora, fontes próximas do Príncipe Herdeiro garantem que o líder saudita não está envolvido na operação que levou à morte de Jamal Khashoggi e que, certamente, “não ordenou um rapto ou homicídio de ninguém”.
Tópicos
pub