Merkel reeleita para chefiar a democracia cristã em votação quase unânime

Uma maioria de 97,94 por cento não significa necessariamente que se esteja em Piong Iang. Esta registou-se na Alemanha Federal, no Congresso da CDU (União Democrata Cristã), e confirmou a chanceler Angela Merkel como líder desse que é o principal partido do Governo.

RTP /
Angela Merkel, após ser reeleita para a presidência da CDU, no Congresso de Hannover Michael Kappeler, Epa

Das 931 pessoas que constituíam o Congresso, 903 votaram pela reeleição de Merkel, nove abstiveram-se e apenas 19 votaram contra. A quase unanimidade dos delegados não era inteiramente espontânea, embora a chanceler gozasse de um consenso generalizado e não existisse no horizonte qualquer alternativa credível.

O facto é que, ao nível imediatamente inferior, o caso se arriscava a levantar mais controvérsia. Foi, por isso, necessário fazer alguma coisa para fabricar a unanimidade. Segundo a edição de hoje do Süddeutsche Zeitung, era esse o principal propósito por trás da alteração regulamentar que passou de quatro para cinco os cargos de vice-presidência.

Havendo lugar para todas, ou quase todas, as pessoas interessadas, tornava-se menos provável que surgissem candidaturas para votar em alternativa. E assim foi: segundo um sistema mais ou menos tacitamente assumido de quotas por regiões mais importantes, foram eleitos Julia Köckner (líder partidária na Renânia-Palatinado); Volker Bouffier (chefe do Governo regional de Hesse); Ursula von der Leyen (ministra federal do Trabalho); Thomas Strobl (presidente de Baden-Württemberg); e Armin Laschet (líder parttidário na Renânia Norte-Vestefália).

Quanto à chanceler, não era a primeira vez que ela se via plebiscitar de forma apoteótica:presidente da CDU desde o ano 2000, Merkel fora reeleita há dois anos com 90 por cento dos votos. A ironia desta quase unanimidade está em se registar precisamente quando o eleitorado dá, nas eleições dos Länder, sinais de insatisfação que fazerm antever  uma disputada eleição federal no outono de 2013.
PUB