México deteve 48 membros do Cartel de Jalisco Nova Geração

por Lusa
Alejandro Acosta - Reuters

As autoridades mexicanas detiveram 48 membros do Cartel de Jalisco Nova Geração, um dos mais poderosos do México, em Chiapas, um estado do México que faz fronteira com a Guatemala, informou o Ministério Público daquele país na quinta-feira.

"Eles foram detidos quando se dirigiam para a Guatemala", disse o procurador do estado de Chiapas, Javier Lopez Gonzalez, durante uma conferência de imprensa.

Os 48 membros do Cartel de Jalisco Nova Geração foram detidos durante uma operação conjunta da polícia local, nacional e do exército mexicano.

A operação conseguiu capturar dez homens em Tuxtla Gutiérrez, capital do estado de Chiapas, e os restantes em Comalapa, uma cidade na fronteira com a Guatemala.

Apesar de terem sido detidos naquele estado, Javier Lopez Gonzalez assegurou que o cartel não tem presença física em Chiapas.

De acordo com os observadores, o Cartel de Jalisco Nova Geração tem tido um assinalável crescimento na costa do Pacífico do México, especialmente depois da detenção de vários líderes de outras organizações criminosas, como é o caso do narcotraficante Joaquin "El Chapo" Guzmán, do Cartel de Sinaloa, cujo julgamento está previsto para começar em novembro nos Estados Unidos.

Tópicos
pub