Mike Pence tenta sossegar líderes europeus

por RTP
Mike Pence e a chanceller alemã, Angela Merkel, durante o encontro de segurança em Munique, no último sábado. Foto: François Lenoir - Reuters

O vice-presidente dos Estados Unidos encontra-se na Europa para conversações com os aliados históricos quanto ao compromisso de Washington com a NATO e a parceria transatlântica. Ainda assim, as dúvidas permanecem no Velho Continente.

Esta segunda-feira, Mike Pence tem encontros marcados em Bruxelas com os líderes da União Europeia e NATO.

O vice-presidente já participou no último sábado numa conferência sobre segurança, em Munique, onde tentou desde logo garantir que, pelo menos para os Estados Unidos, a aliança atlântica é "inquebrável". Durante a campanha e já enquanto Presidente, Donald Trump criticou a organização por várias ocasiões, tendo mesmo classificado a mesma como "obsoleta".

Filipe-Santa Bárbara - Antena 1

Mike Pence tem previstas reuniões ao mais alto nível com Federica Mogherini, a representante da diplomacia europeia, Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, e ainda com Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia.

Já durante a tarde, o vice-presidente dos Estados Unidos desloca-se às instalações da NATO em Bruxelas para reunir com Jens Stoltenberg, secretário-geral da organização.

Ao longo do dia são esperadas algumas manifestações em Bruxelas contra a nova administração norte-americana.
Tópicos
pub