Miko Peled antevê solução para o conflito israelo-palestiniano em menos de dez anos (ENTREVISTA)

por RTP
DR

Miko Peled, o activista pró-Palestina que vem de uma família ligada à própria criação do Estado israelita, prevê que o conflito israelo-palestiniano não dure mais do que dez anos. Este neto de fundadores e generais israelitas vem defendendo a solução de um Estado único para israelitas e palestinianos, um país que consiga promover a igualdade de direitos para os dois povos que convivem na mais agitada região do Médio Oriente.

O conflito israelo-palestiniano é um assunto que marca a agenda internacional há muitas décadas. É também um dossier que divide as opiniões. Ora, Miko Peled é um dos mais activos defensores da causa palestiniana.

Ele acusa o Estado israelita de levar a cabo uma política de repressão semelhante ao Apartheid, uma política expansionista que visa a exclusão do povo palestiniano e onde não se olha a meios para atingir os fins.

Nada de extraordinário no activismo pró-Palestina, não fosse Miko Peled um israelita neto de um dos fundadores que assinou a Declaração de Independência do Estado de Israel.

O seu pai, Mati Peled, foi um dos heróis da guerra de 1948, mais tarde general na guerra de 1967 - um oficial de elite que se tornou num activista pela paz que defendia conversações com a OLP e que chegou a chefiar delegações que se encontraram com os palestinianos mas que nunca chegaram a ser tidas em conta.

Aliás, o próprio Miko Peled pertenceu às forças especiais do IDF, o exército israelita. E tudo isto o torna numa voz singular na defesa de uma Palestina livre.





Paulo Alexandre Amaral/ Pedro A. Pina/ Nuno Patrício/ Ana Sofia Rodrigues



pub