Milhares em protesto na China contra ocupação japonesa das ilhas Diaoyu

Pequim, 15 set (Lusa) -- Milhares de populares chineses saíram hoje à rua em várias cidades em protestos contra a ocupação japonesa de ilhas disputadas no Mar do Sul da China, numa ação que em Pequim se tornou violenta antes do controlo das autoridades.

Lusa /

Na capital, milhares de manifestantes atiraram pedras contra a embaixada e queimaram bandeiras japonesas enquanto algumas pessoas tentavam romper o cordão policial para invadir a missão antes de serem travados pela polícia de choque.

Noutras cidades chinesas tiveram lugar alguns pequenos confrontos, mas sem grande dimensão, indica a agência Associated Press.

O sentimento anti-japonês acontece depois do Japão ter anunciado a compra de parte das ilhas Diaoyu a um particular e assumido uma posição de força no controlo do arquipélago que domina há várias décadas, mas que é também reclamado por Pequim e por Taipé como parte do seu território.

A compra das ilhas é vista na China como uma recusa do Japão em negociar o domínio do arquipélago, disputado pela sua riqueza em petróleo e gás natural, recursos energéticos que ambos os países querem explorar.

PUB