Milícias iraquianas reivindicam ataque com `drone` contra base dos EUA na Síria
O grupo de milícias pró-iranianas Resistência Islâmica no Iraque reivindicou hoje um ataque com `drone` contra uma base dos Estados Unidos no sul da Síria, uma ação justificada pela presença norte-americana e o seu apoio a Israel na guerra na Faixa de Gaza.
"Em resposta aos crimes cometidos pelo inimigo contra o nosso povo em Gaza, os `mujahedin` da Resistência Islâmica no Iraque atacaram a base de ocupação norte-americana Al Tanf, com um `drone`, que atingiu diretamente o seu objetivo", indicou a aliança de grupos armados num breve comunicado.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) afirmou em comunicado que foi registada uma explosão na zona da base de Al Tanf "coincidindo com o ataque das forças norte-americanas a `drones` lançados pela Resistência Islâmica [do Iraque]" que se dirigiam a estas instalações na tripla fronteira entre o Iraque, Síria e Jordânia.
As forças dos EUA derrubaram pelo menos um `drone` na zona de Al Sariya, a cerca de três quilómetros da base de Al Tanf, indicou o OSDH, com sede no Reino Unido e que possui uma ampla rede de colaboradores no terreno.
A Organização não-governamental (ONG) precisou que o novo ataque à base de Al Tanf foi a sétima ação em menos de um mês.
"Desde 19 de outubro que o OSDH regista 39 ataques contra bases da coligação internacional" nos dois lados da fronteira sírio-iraquiana, incluindo lançamentos de mísseis e bombardeamentos com aviões não tripulados, adianta.