Milícias xiitas matam 21 `jihadistas` do grupo Estado Islâmico no Iraque

por Lusa

Mossul, 25 dez (Lusa) - As milícias xiitas Multidão Popular repeliram hoje um ataque do grupo `jihadista` Estado Islâmico (EI) na zona de Tel Afar, a oeste da cidade iraquiana de Mossul, matando 21 combatentes radicais, informou o agrupamento paramilitar.

O EI tentou recuperar o vale Ain al Husan, localizado na zona oeste de Tal Afar, que por seu turno se situa na região oeste de Mossul, e que tinha sido recuperado pelas milícias recentemente, especificou em comunicado a "Multidão Popular".

As Brigadas Badr, que estão integradas nas fileiras das milícias pró-governamentais, conseguiram abortar o assalto e mataram 21 membros do EI e feriram um número indeterminado, destruíndo quatro veículos do grupo `jihadista`.

Segundo o grupo paramilitar, os extremistas estão a tentar aproveitar o mau tempo que se regista atualmente na zona para "abrir buracos" no cerco imposto à volta da cidade de Tel Afar por parte das milícias.

A Multidão Popular está a tentar recuperar esta povoação, controlada pelo EI e localizada a cerca de 60 quilómetros a oeste de Mossul, o principal e último bastião da organização radical no Iraque.

O exército iraquiano e as forças curdas "peshmergas" lançaram no passado dia 17 de outubro uma ofensiva para expulsar o EI de Mossul e de Ninive, onde os `jihadistas` controlam amplas áreas desde 2014, tendo as milícias xiitas aderido poucos dias depois à campanha militar, atuando na frente a oeste.

DN // NS

 

Tópicos
pub