Ministério dos Negócios Estrangeiros desvaloriza possível suspensão das exportações de petróleo do Irão

O Irão ainda não suspendeu as exportações de petróleo para a União Europeia, mas pode vir a fazê-lo. O Governo português já afirmou que a medida não afeta Portugal.

Antena 1 /
Os embaixadores de seis países europeus – Portugal, Espanha, França, Grécia, Holanda e Itália – foram chamados ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, onde lhes foi comunicado que o Irão vai rever as vendas de petróleo a estes países em retaliação pelo embargo europeu às suas exportações de petróleo. O Irão só não avança já com esta medida por razões humanitárias, isto é, devido ao frio que está a afetar a Europa.

Contactado pela Antena1, o embaixador português no Irão remete quaisquer declarações para o Ministério dos Negócios Estrangeiros em Lisboa. Entretanto, o ministro Paulo Portas respondeu que ainda não estava em condições de falar sobre este assunto, porque ainda não tinha conversado com o diplomata português em Teerão. Apesar disso, Portas sublinhou que a medida iraniana não tem influência sobre Portugal, porque o país já não está a comprar petróleo proveniente do Irão.
PUB