Ministro da Economia da Turquia demite-se após prisão do filho por alegada corrupção

Ancara, 25 dez (Lusa) - O ministro da Economia da Turquia, Zafer Caglayan, cujo filho está indiciado num caso de corrupção que abalou o Governo islâmico-conservador, anunciou hoje a sua demissão.

Lusa /

"Demito-me do cargo de ministro da Economia para que se faça luz sobre esta ignóbil operação que visa o nosso Governo", disse Caglayan, num breve comunicado.

"A operação lançada a 17 de dezembro é claramente uma conspiração hedionda contra o nosso Governo, o nosso partido e o nosso país", afirmou o ministro demissionário.

Vinte e quatro pessoas, incluindo os filhos dos ministros da Economia e do Interior, assim como empresários e o diretor geral do banco estatal Halkbank foram acusados e colocados em prisão preventiva no fim de semana por alegado envolvimento num escândalo financeiro de grande escala.

Erdogan denunciou uma "conspiração" de uma poderosa irmandade religiosa que já foi sua aliada para desestabilizar a abordagem do Governo para as eleições municipais e presidenciais, em março e junho, respetivamente.

PUB