Ministros da Administração Interna da UE discutem de urgência crise em Ceuta

Ministros da Administração Interna da UE discutem de urgência crise em Ceuta

A reunião de emergência dos ministros da Administração Interna da União Europeia serve para discutir a crise migratória no enclave espanhol de Ceuta. É feita por videoconferência.

RTP / Adicionar como fonte informativa
Reuters

Portugal está representado pelo ministro Luís Neves.

Os ministros vão discutir o apoio a Espanha na crise de Ceuta, o reforço das fronteiras externas do bloco europeu - em carta 22 países defenderam uma ação coordenada para reforçar o controlo destas fronteiras.

Por outro lado vão avaliar como prevenir novas entradas em larga escala de migrantes.

A Espanha quer discutir também o alargamento da utilização dos centros de retorno em países terceiros - centros que acolhem migrantes aos quais a permanência no espaço da União Europeia foi recusada.

Além dos ministros dos 27 Estados-membros, participam também na reunião governantes de países que integram o espaço Schengen - Suíça, Noruega, Islandia e Lichenstein, representantes da Europol, da Frontex e da Agencia Europeia de Asilo.

Às 11 da manhã está marcada uma conferência de imprensa do Comissário europeu dos Assuntos Internos e Migrações, Magnus Brunner.
PUB