Missão do primeiro astronauta brasileiro custou 8,3 milhões de euros
A missão do primeiro astronauta de l íngua portuguesa custou cerca de 8,3 milhões de euros ao Governo brasileiro, div ulgou hoje a entidade responsável pelo programa espacial.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) avançou que o investimento dará mai or visibilidade ao programa brasileiro, para além da realização de experiências no espaço.
O astronauta Marcos Pontes, 42 anos, realizará oito experiências, duran te os dez dias que permanecerá na Estação Espacial Internacional (ISS).
As experiências foram seleccionadas pela AEB junto dos institutos de in vestigação e também de escolas brasileiras, nomeadamente nas áreas de biotecnolo gia e engenharia mecânica.
Duas experiências foram enviadas por quatro escolas do interior do Esta do de São Paulo, na região Sudeste do Brasil, sendo que os estudantes poderão ac ompanhar em directo os resultados dos testes no espaço através da Internet.
O objectivo das experiências das escolas, segundo a AEB, é despertar e estimular o interesse dos estudantes brasileiros pelo programa espacial.
A Nave Soyuz TMA-8, tripulada também pelo russo Pavel Vinogradov e pelo norte-americano Jeffrey Williams, partirá para o espaço hoje às 23:29 de Brasíl ia (02:29 de quinta-feira em Lisboa).
O lançamento no Centro de Lançamento de Baikonur, no Casaquistão, será transmitido em directo por várias redes brasileiras de televisão.
A missão do astronauta brasileiro foi designada "Centenário" em homenag em aos 100 anos do voo do também brasileiro Santos Dumont, considerado o "pai da aviação", que decorreu em Paris em 1906.
Marcos Pontes realizará três videoconferências com a Terra, uma delas c om o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a 05 de Abril, informou a AEB.
Os dois astronautas que acompanham Pontes fazem parte da 13ª Expedição da ISS e vão substituir a actual tripulação da estação, os astronautas russo Val eri Tokarev e norte-americano William McArthur.
A actual tripulação, que está na ISS desde Outubro de 2005, vai regress ar à Terra a bordo da Soyuz TMA-7, com o astronauta brasileiro.
Marcos Pontes foi seleccionado pela AEB há oito anos para ser o primeir o astronauta brasileiro, na sequência de um acordo com a agência espacial norte- americana NASA.
Pelo acordo, o Brasil enviaria o seu astronauta e forneceria, em contra partida, peças para a Estação Espacial Internacional (ISS), o que acabou por não ser cumprido.
No ano passado, a AEB assinou um acordo com os russos para a participaç ão numa missão espacial.
Casado, pai de dois filhos, o primeiro astronauta de língua portuguesa nasceu na cidade de Bauru, a 345 quilómetros a Noroeste de São Paulo, e é tenent e-coronel da Força Aérea Brasileira.