Missão do vaivém espacial Discovery

Ficha técnica da missão STS-121 do Discovery, cujo lançamento previsto para hoje, após dois adiamentos devido à meteorologia, marca o segundo voo do vaivém espacial norte-americano desde o acidente do Columbia, em 01 de Fevereiro de 2003.

Agência LUSA /

- Lançamento: Terça-feira, 04 de Julho, às 14:38 locais (19:38 de Lisboa) da rampa de lançamento 39B do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, Florida.

- Janela de lançamento: 10 minutos.

- Vaivém: Discovery, um dos três restantes da frota, com o Atlantis e o Endeavour.

- Duração prevista da missão: 11 dias, 19 horas e 12 minutos.

- Aterragem prevista: Domingo, 16 de Julho, às 08:52 locais (13:52 de Lisboa) no Centro Espacial Kennedy ou, caso a meteorologia não o permita, em White Sands (Novo México, sudoeste). Caso a missão seja prolongada por um dia para permitir um terceiro passeio no espaço de dois astronautas, o vaivém aterrará na segunda-feira, 17 de Julho, às 09:14 locais (14:14 de Lisboa).

- Áreas de aterragem de emergência em caso de dificuldades no lançamento: principal, Saragoça, Espanha; alternativas, Moron (Espanha) e Istres (França).

- Altitude de entrada em órbita: 225,9 quilómetros.

- Altitude da acoplagem com a Estação Espacial Internacional (ISS): 342,62 quilómetros.

- Tipo de missão: Prosseguimento da avaliação dos equipamentos e das modificações feitas ao reservatório exterior para melhorar a segurança do vaivém, bem como o aprovisionamento, manutenção e futura expansão da ISS.

- Saídas ao espaço: Duas, com uma duração de seis horas e meia cada, no quinto e sétimo dias da missão. A NASA admite a possibilidade de uma terceira saída, que implicaria o prolongamento da missão por mais um dia, para testar no vazio do espaço uma técnica de reparação de fissuras no escudo térmico.

- Peso do vaivém no lançamento, incluindo o reservatório externo e os dois foguetões: 2.053 toneladas.

- Peso do vaivém e da carga útil à descolagem: 121,2 toneladas.

- Peso do vaivém à aterragem: 102,4 toneladas.

- Carga útil: Leonardo, módulo logístico multifuncional construído pela agência aeroespacial italiana, contendo mais de duas toneladas de aprovisionamentos (alimentos, água, roupas, etc.). O Leonardo transporta também o "congelador de laboratório a menos de 80 graus Celsius" (MELFI), destinado a armazenar, a muito baixa temperatura, amostras de investigação, bem como o "módulo europeu de estudo biológico das plantas" (EMCS), para conduzir experiências biológicas no espaço. Carrega ainda um sistema de produção de oxigénio (OGS) que permitirá fazer passar de três para seis o número de astronautas que poderão realizar estadas de longa duração na estação.

- Tripulação do vaivém Discovery: Sete membros.

- Comandante de bordo: Steve Lindsey (EUA).

- Co-Piloto: Mark Kelly (EUA).

- Especialistas: Mike Fossum (EUA), Lisa Nowak (EUA), Stephanie Wilson (EUA), Piers Sellers (EUA), e Thomas Reiter (Alemanha) da Agência Espacial Europeia (ESA).

PUB