Míssil que atingiu cidade de Afula é de fabrico sírio, adianta a polícia israelita
O "míssil de tipo desconhecido" que na sexta-feira atingiu Afula, cidade no norte de Israel a 50 quilómetros da fronteira com o Líbano, foi fabricado na Síria, garantiu um alto responsável da polícia israelita.
"Para nós, trata-se de um míssil fabricado na Síria, tendo por base o m odelo do míssil Fajr-5 de construção iraniana", afirmou este oficial da brigada de explosivos da polícia citado pela AFP.
O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, adiantou na quarta-feira que o seu movimento se preparava para fazer entrar o conflito numa nova fase e hoje, n uma mensagem transmitida pelo canal de televisão do movimento, Al-Manar, ameaçou atacar as cidades do centro de Israel se as autoridades israelitas continuarem com a ofensiva.
O míssil que atingiu Afula na sexta-feira não causou vítimas, nem danos materiais porque caiu numa zona desabitada, mas a polícia diz que transportava uma ogiva com 100 quilos de explosivos.
Desde o princípio da ofensiva israelita contra o Líbano, a 12 de Julho, o Hezbollah já disparou mais de 1.600 mísseis contra território libanês, na sua grande maioria, mísseis Katiusha com alcance limitado.
Nas cidades e vilas do norte de Israel, as pessoas estão a viver em abr igos há 19 dias, medida de segurança imposta pelas autoridades devido às constan tes explosões provocadas pelos mísseis do Hezbollah.
Hassan Nasrallah referiu-se a isso, hoje, na mensagem transmitida pela Al-Manar, quando referiu que Israel não tinha conseguido nenhum dos seus "object ivos militares" neste conflito e que o Hezbollah estava a obrigar dois milhões d e israelitas a viver em abrigos.