MNE russo avisa que só coopera com EUA em pé de igualdade

Moscovo, 12 mai (Lusa) -- O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, advertiu hoje o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, que a Rússia só irá cooperar com os Estados Unidos para uma solução dos problemas mundiais em pé de igualdade.

Lusa /

"A Rússia está disposta a uma cooperação construtiva com os Estados Unidos tanto no plano bilateral como na arena mundial, mas esta cooperação só será possível se for sincera e feita com igualdade, sem tentativas de imposições", disse em comunicado o chefe da diplomacia russa, depois de um encontro em Sochi.

Serguei Lavrov, que esteve reunido com o seu homólogo norte-americano durante quatro horas, sublinhou que "ambos os países têm a responsabilidade pela segurança e estabilidade global".

No comunicado, o chefe da diplomacia russa destacou também que "instigar ao confronto e as pressões através da imposição de sanções (contra a Rússia) são um beco sem saída".

"Não se conseguirá que a Rússia renuncie aos seus interesses nacionais e às suas posições de princípio sobre questões vitais", acrescentou.

Sobre o conflito na Ucrânia, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo sublinhou que uma "condição indispensável para uma paz justa e estável" é a realização de uma "reforma constitucional".

Em relação à Síria, Rússia e Estados Unidos destacaram a importância de prosseguir com os esforços para o início de um amplo diálogo político entre Damasco e a oposição.

PUB