Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Moçambique. Sobe para oito número de mortos por cólera

por RTP
Pessoal médico na Beira, em Moçambique, num dos locais onde a cólera é tratada Mike Hutchings - Reuters

São já oito o número de vítimas mortais em Moçambique por causa da cólera, disse esta quinta-feira o Governo do país num balanço atualizado sobre os efeitos na saúde da passagem do ciclone Idai pelo país.

Entre 27 de março e as 7h00 de quinta-feira, as autoridades registaram oito vítimas mortais por cólera. Metade destes casos foram no distrito da Beira, um dos mais afetados pelo ciclone.

Os outros quatro mortos foram registados nos distritos de Dondo e Nhamatanda, cada um com dois óbitos.

A Beira é claramente o local onde foram até agora registados mais casos de cólera. De um total de 3407 casos, 3385 já tiveram alta das unidades de saúde.

De acordo com as autoridades, a campanha de vacinação contra a cólera, que decorreu entre 03 e 09 de abril na cidade da Beira e nos distritos de Dondo, Nhamatanda e Buzi, teve uma taxa de cobertura de 98,6 por cento.

Mais de 800 mil pessoas foram vacinadas, o que superou "a meta preconizada pela Organização Mundial de Saúde" em situação de surto, que "é vacinar no mínimo 80 por cento da população-alvo" para "bloquear a transmissão" da doença.

A vacina cria imunidade aproximadamente uma semana após ter sido tomada e bloqueia a transmissão ao nível do trato gastrointestinal.

A cólera é uma doença tratável, mas que pode provocar a morte por desidratação se não for combatida de forma imediata. Provoca fortes diarreias e é causada em parte pela ingestão de alimentos e água contaminados.

C/ Lusa
pub