Monegascos celebram entronização de Alberto II
O Mónaco prepara-se para receber hoje a cerimónia de entronização do príncipe Alberto II, que pretende iniciar uma nova etapa no principado, marcada pela ética e pela transparência.
Três meses após a morte de Rainier III, os monegascos celebram a ascensão simbólica ao trono do filho Alberto II, que representa o papel de monarca desde a morte do pai, em 06 de Abril último.
Conforme desejo do príncipe, a sua entronização será "uma comunhão com a população monegasca" e uma "festa de família", disse ao numa entrevista ao canal de televisão Monde 2.
Espera-se que entre 5.000 e 6.000 pessoas estejam presentes na cerimónia.
Assim, as personalidades e chefes de Estado estarão apenas presentes para a coroação numa "cerimónia mais solene", no próximo dia 19 de Novembro.
Neste dia histórico a cidade "veste-se" de vermelho e branco, para a festa, que conta com três actos e destina-se apenas aos monegascos.
A primeira cerimónia, religiosa, é celebrada a partir das 09:30 TMG (10:30 em Lisboa) pelo arcebispo do Mónaco, Bernand Barsi, na catedral da Imaculada Conceição.
A outra, civil, está prevista para as 17:00 TMG (18:00 em Lisboa), na praça do Palácio, onde o príncipe Alberto II proferirá um discurso.
Segue-se, por fim, um concerto às 21:00 TMG (22:00 em Lisboa) no pátio de Honra do palácio, seguido de fogo de artifício e um baile nocturno na esplanada do porto.
Durante a homilia, na qual será lida uma passagem do Livro da Sabedoria e uma passagem do Evangelho segundo São Mateus, serão também formulados três desejos: pelos dirigentes mundiais, pelo Mónaco e pelo príncipe Alberto.
Na catedral, onde estão sepultados Rainier III e a princesa Grace Kelly (mulher deste e mãe de Alberto), que morreu em 1982 num acidente de viação, só entrarão os monegascos que tenham um convite exclusivo do principado.
O príncipe, que pretende que o Mónaco se converta "numa plataforma de grandes encontros internacionais, num lugar onde se levarão a cabo grandes reflexões sobre os grandes problemas da nossa época", irá rodear-se de uma equipa composta por amigos de longa data e profissionais do sector privado, especialistas em gestão ao estilo norte-americano.