Morreu a actriz Dana Reeve, viúva do "Super-Homem"

por Agência LUSA

A actriz norte-americana Dana Reeve, viúva de Christopher Reeve, o actor que encarnou a mítica figura do "Super-Homem", morreu segunda-feira à noite de cancro do pulmão, informou hoje uma porta-voz da família.

Desde que o marido ficou tetraplégico, em 1996, após uma queda de cavalo, Dana Reeve dedicou-se completamente a cuidar dele e a lutar para encontrar tratamentos e possíveis curas para a paralisia, através da Fundação Christopher Reeve, baptizada com o nome do actor.

O protagonista do "Super-Homem" morreu em Agosto de 2004. No mesmo ano, Dana anunciou que lhe tinha sido diagnosticado um cancro do pulmão.

Dana Reeve morreu segunda-feira no hospital Memorial Sloan- Kettering de Nova Iorque, indicou Sean Dougherty, um porta-voz da fundação.

O casal Reeve tinha dois filhos, Matthew e Alexandra, que viviam com a mãe no Condado de Westchester, perto da cidade de Nova Iorque.

Também actriz, Dana efectuou aparições ocasionais na Broadway e em algumas séries de televisão como "Lei e Ordem" e "Todos os meus Filhos".

"Estamos tremendamente pesarosos com a morte de Dana", disse hoje Kathy Lewis, presidente da Fundação Reeve, elogiando a força e a coragem da actriz, "mesmo nas circunstâncias mais difíceis".

"[A sua força] será sempre uma inspiração para todos nós", acrescentou.

Dana Reeve conquistou o carinho e a admiração do público pela entrega que demonstrou ao marido, confinado a uma cadeira de rodas durante 10 anos, e pela forma como lutou para encontrar a cura para doenças da coluna vertebral.

pub