Morreu a pessoa mais velha do mundo aos 117 anos

Chiyo Miyako morreu no domingo em Tóquio. Conquistou o título de mulher mais velha do Japão em abril deste ano.

RTP /
As mulheres japoneses têm a esperança média de vida mais alta do mundo. Twitter

Nascida no dia 2 de maio de 1901, Chiyo foi reconhecida pelo Guinness World Records como a pessoa mais velha e a mulher mais velha viva, segundo a CNN.

A família descreveu-a como uma “deusa” paciente, amável e tagarela que alegrava toda a gente. Chiyo adorava comida japonesa, em especial sushi e gostava de aperfeiçoar a sua caligrafia.


Chiyo também viajava muito, pois o marido trabalhou na Japonese National Railways.

O Guinness ainda não confirmou quem será o sucessor de Chiyo. No entanto, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar disse que Kane Tanaka, de 115 anos é atualmente a pessoa mais velha do país.

Existem três categorias de longevidade no Guinness World Records: a pessoa mais velha do sexo feminino, a pessoa mais velha do sexo masculino e a pessoa mais velha viva de ambos os sexos.

De acordo com o Guinness World Records, o registo de Chiyo só foi confirmado depois de um “longo processo de pesquisa e revisão dos factos” feito por Robert Young – médico de gerontologia e co-diretor do Gerontology Research Group.

Segundo a CNN, o Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações disse que em fevereiro havia 69 mil pessoas com mais de 100 anos no país. Desse valor 60 mil são mulheres.

A francesa, Joanne Louise Calment foi a mulher mais velha a bater o recorde. Morreu com 122 anos.
Tópicos
PUB