Morreu antigo primeiro-ministro da Índia Narasimha Rao, aos 83 anos
O ex-primeiro-ministro indiano Narasimha Rao, de 83 anos, morreu hoje, após duas semanas de hospitalização, vítima de ataque cardíaco, anunciou o presidente do parlamento, Somnath Chatterjee.
Rao, político do Partido do Congresso (CP), que pôs em movimento a liberalização económica da Índia, há mais de uma década, morreu num hospital de Nova Deli, onde foi internado a 09 de Dezembro, devido a problemas respiratórios, tendo sofrido um ataque cardíaco, que provocou a sua morte às 14:40 locais (09:10 em Lisboa).
Ocupou o cargo de primeiro-ministro da Índia entre 1991 e 1996, e tornou-se no primeiro chefe de governo não-pertencente à família Nehru-Ghandi a cumprir um mandato de cinco anos.
Sob sua liderança, a Índia iniciou um programa de liberalização da sua política económica, com a ajuda do actual primeiro-ministro, que então ocupava o cargo de ministro das Finanças.
Após a derrota do seu partido nas eleições de 1996, Rao demitiu-se em Setembro desse ano do cargo de presidente do Partido do Congresso e, posteriormente, renunciou à presidência do grupo parlamentar do partido.
Nascido numa família de agricultores da localidade de Karimnagar, no estado indiano de Andhra Pradesh, e pai de oito filhos, Rao chegou ao cargo de primeiro-ministro depois do assassínio do seu antecessor, Rajiv Gandhi, em Maio desse ano.