Morreu Archie Battersbee. Suporte de vida desligado ao fim de quatro meses

Morreu este sábado Archie Battersbee, o menor britânico de 12 anos que se encontrava há quatro meses em morte cerebral e cujo caso chegou ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. O óbito foi confirmado pela mãe.

RTP /
Andy Rain - EPA

“Archie morreu às 12h15 de hoje", declarou Hollie Dance, mãe do rapaz ligado desde abril ao suporte de vida num hospital de Londres.Archie Battersbee foi encontrado inconsciente em casa, a 7 de abril, com uma ligadura na cabeça. Os pais acreditam que poderá ter sido vítima de desafio na rede social TikTok.


Os médicos argumentaram que o tratamento de suporte de vida não ia ao encontro dos melhores interesses de Archie. Contudo, os pais apelaram aos tribunais britânicos e dos Direitos Humanos para que impedissem o Royal London Hospital de desligar o ventilador.
O Tribunal Europeu de Direitos Humanos recusou o pedido da família, escusando-se a “interferir com as decisões dos tribunais nacionais [do Reino Unido]”. Permitiu assim que a retirada do tratamento de suporte de vida de Archie fosse por diante.

Este caso deu lugar a um debate nacional – com eco para lá das fronteiras britânicas - sobre a avaliação dos médicos contra a vontade de familiares.

Nos termos da lei britânica, os tribunais podem intervir quando pais e clínicos estão em desacordo.

c/ agências
Tópicos
PUB