Última Hora
Centenas de bombeiros e vários meios aéreos combatem incêndio em Alcabideche

Morreu ex-Presidente da República italiano Giorgio Napolitano aos 98 anos

por Lusa
O ex-Presidente de Itália, Giorgio Napolitano, faleceu aos 98 anos Alessandro Bianchi - Reuters

Giorgio Napolitano, presidente da República italiana durante dois mandatos consecutivos (2006-2015), morreu hoje aos 98 anos no hospital Spallanzani de Roma, onde estava internado há alguns dias devido a complicações de saúde, noticiou a imprensa nacional.

Nascido em Nápoles em 1925, Napolitano, que nos últimos anos foi submetido a várias cirurgias, demitiu-se em 2015, após quase uma década como chefe de Estado, sendo o primeiro Presidente da República italiana reeleito para um segundo mandato.

Antes de ocupar o cargo de Presidente, Giorgio Napolitano, que completou 98 anos a 29 de junho, foi presidente da Câmara de Deputados (a câmara baixa do parlamento italiano), ministro do Interior, eurodeputado e senador.

Militante do Partido Comunista (PCI), tornou-se em 2006 o primeiro Presidente da República originário dessa formação política, e desde então encarregou de formar Governo cinco primeiros-ministros: Romano Prodi (2006-2008), Silvio Berlusconi (2008-2011), Mario Monti (2011-2013), Enrico Letta (2013-2014) e Matteo Renzi (2014-2016).

Em 2013, e aos 88 anos, fez história como o chefe de Estado mais velho da Europa e o primeiro a cumprir um segundo mandato em Itália, por incapacidade das formações políticas para encontrar um sucessor, o que se repetiu depois com o atual Presidente do país, Sergio Mattarella.

Espera-se, como estipula o protocolo, um grande funeral de Estado, como o organizado para o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi no passado mês de junho, embora nesse caso se tenha tratado de uma circunstância excecional, uma vez que o magnata nunca ocupou o cargo de Presidente da República.

Tópicos
PUB