Morreu na Tailândia antigo líder da guerrilha comunista da Malásia

Banguecoque, 16 set (Lusa) -- O ex-líder da guerrilha comunista da Malásia, Chin Peng, morreu hoje na Tailândia onde vivia exilado há mais de duas décadas, revelaram meios de comunicação local.

Lusa /

Chin Peng, de 90 anos e cujo nome verdadeiro era Ong Boon Hua, morreu esta manhã num hospital de Banguecoque devido à idade, referiu o "Bangkok Post".

O ex-guerrilheiro liderou quase três décadas até 1970 a resistência comunista, primeiro contra a ocupação japonesa e depois contra as autoridades britânicas, malaias e, finalmente, as forças tailandesas, até que em 1989 um tratado de paz lhe permitiu o asilo na Tailândia.

Com apenas 23 anos, converteu-se no homem mais procurado do império britânico depois de ser nomeado secretário-geral do Partido Comunista malaio.

Chin Peng acabaria por morrer sem conseguir regressar à Malásia, apesar de essa ser uma das condições do acordo de paz.

Em 2000 pediu autorização para entrar na Malásia e esperou até 2008 pela recusa final, quando o tribunal alegou que o ex-líder não podia demonstrar a sua nacionalidade.

O governo malaio também recusou, em 2009, uma petição de várias forças políticas que pediram o regresso de Chin Peng por razões humanitárias.

PUB