Morreu o jacaré que viveu com Hitler e sobreviveu aos bombardeamentos da II Guerra Mundial

por RTP
Este jacaré terá feito parte da coleção particular de animais de Hitler. Mas escapou DR

Reza a história que pertenceu à coleção pessoal de animais de Adolf Hitler. Não é seguro que assim tenha sido mas certo é que este jacaré, que morreu agora com 84 anos de idade, sobreviveu aos bombardeamentos sobre a cidade de Berlim e à II Guerra Mundial. Aproveitou até esse momento para fugir.

Tinha 84 anos, chamava-se Saturn, e era um sobrevivente da II Guerra Mundial. 

Este jacaré do Mississipi passou por muito, desde logo pelo convívio, se assim podemos dizer, com Hitler. E a outros momentos, de terror, até para um jacaré, como os bombordeamentos constantes sobre Berlim.

A verdade é que sobreviveu e acabou num Jardim Zoológico de Moscovo, que hoje anunciou a morte.

O Saturn tinha nascido em 1936 nos EUA mas foi levado depois para um Jardim Zoológico de Berlim. 

Este jacaré, com uma vida cheia de aventuras, escapou a vários bombardeamentos das forças aliadas em 1943. As bombas mataram muitos outros animais, mas este escapou com vida.

Foi capturado por soldados britânicos que depois o deram aos soviéticos em 1946. Foi então levado para o Zoo de Moscovo nesse mesmo ano.

"Ele veio para nós depois da vitória (sobre os nazis) e celebrou connosco o 75.º aniversário dessa vitória", escreveu o Zoo de Moscovo. "Foi uma honra ter connosco Saturn ao longo de 75 anos. Para nós representava toda uma era e sem qualquer exagero ele viu muitos de nós quando éramos crianças. Esperamos que não o tenhamos desapontado".

Com 84 anos, Saturn viveu bem mais do que outros animais da sua espécie, que têm, em média, uma esperança de vida a rondar os 50 anos.

Dizem os responsáveis pelo Zoo que ele gostava de comer bem e adorava massagens com uma escova. Talvez tenha sido esse o segredo para tal longevidade.
pub