Morte de Chávez com impacto em toda a América Latina

A morte do presidente venezuelano, Hugo Chávez, vai ter impacto em toda a América Latina, segundo o professor universitário Andrés Malamud.

Sandra Henriques /

Foto: EPA

O especialista em questões relacionadas com a América Latina defende que a morte de Chávez vai começar por ter impacto dentro da Venezuela, mas depois vai ter consequências em toda a região.

“Neste momento na Venezuela há um presidente que morreu, mas que não tinha tomado posse desde a última vez que foi eleito. Portanto, em exercício está o vice-presidente [Nicolas Maduro] que não foi eleito em eleições, mas nomeado pelo presidente que não o era”, sublinha.

O professor no Instituto de Ciências Sociais de Lisboa considera que “o que aconteça na Venezuela vai ter impacto nos outros países da América Latina”, seguindo-se a luta pela sucessão regional na disputa contra o Ocidente.

Em declarações ao jornalista Nuno Rodrigues, Andrés Malamud destaca dois sinais de que os próximos dias poderão não ser pacíficos na Venezuela.

Por um lado, o facto de Nicolas Maduro ter colocado as tropas na rua para garantir ordem pública mostra que há preocupações de que possa haver desordem. Por outro lado, a expulsão do adido militar dos Estados Unidos depois de ter estado a conversar com militares venezuelanos demonstra que Maduro tem receio de que as tropas possam ser convencidas pelos Estados Unidos.

PUB