Moscovo confirma ter pago prémio por Maskhadov

Os serviços secretos russos anunciaram hoje ter pago já o prémio de 10 milhões de dólares prometido por informações sobre o paradeiro do ex-presidente da Tchethénia, Aslan Maskhadov.

Agência LUSA /

Na versão oficial russa, o líder dos separatistas tchetchenos foi morto durante uma operação armada levada a cabo por unidades da segurança russas no passado dia 08, na localidade de Tolstoi-Iurt, na Tchetchénia.

"Depois do anúncio feito em Setembro de 2004 sobre o pagamento de um prémio no valor de 10 milhões de dólares pela informação sobre o paradeiro dos cabecilhas dos terroristas, a informação necessária foi prestada ao FSB por alguns cidadãos, aos quais foi garantida a segurança pessoal", diz-se num comunicado divulgado hoje pelo serviço da imprensa do departamento secreto russo.

"O prémio foi pago na totalidade", precisa o documento.

O FSB não avançou pormenores sobre como e quando o dinheiro foi entregue aos informadores.

O porta-voz do FSB, Serguei Ignatchenko, esclareceu a propósito que "essas questões foram acordadas" com quem recebeu o dinheiro do prémio.

Em declarações à agência Novosti, o mesmo responsável confirmou que os serviços secretos russos estão dispostos a pagar um prémio igual por informações sobre o paradeiro de outro líder dos rebeldes tchetchenos, Chamil Bassaiev.

PUB