Moscovo fala em 60 dias. Kiev anunciou prorrogação por 120 dias do acordo para exportar cereais através do Mar Negro

por RTP
António Mateus - RTP

O acordo entre a Rússia e a Ucrânia para prolongar o acordo sobre a exportação de cereais ucranianos através do Mar Negro é valido por 120 dias, revelou o governo de Kiev, citado pela EFECOM. Já depois do anúncio, a Rússia veio dizer que apenas tinha concordado com uma extensão de mais 60 dias.

"O acordo foi prorrogado por mais 120 dias", disse o ministro ucraniano do Desenvolvimento Comunitário, do Território e Infraestruturas, Oleksandr Kubrakov, na sua conta do Facebook, agradecendo ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e ao Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, assim como a todos os países aliados envolvidos na mediação.

"Isto significa que a Ucrânia continua a exportar os seus produtos agrícolas através de três portos", precisou o ministro, revelando que desde 01 de Agosto 25 milhões de toneladas de cereais tinham sido enviadas "para satisfazer as necessidades do mundo".

Na quarta-feira, a Turquia divulgou que estava a negociar com a Ucrânia e a Rússia uma nova prorrogação de 120 dias do acordo sobre os cereais, em vez dos 60 dias anunciados por Moscovo.

O acordo, aprovado em julho de 2022 sob mediação da ONU e da Turquia, foi prorrogado pela última vez em novembro passado e deveria expirar hoje.

Também hoje, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou a prorrogação do acordo internacional sobre a exportação de cereais ucranianos, mas sem especificar a duração do pacto. "A continuação e estabilidade do acordo é de importância vital", disse Erdogan.

Erdogan participou num evento público em Çanakkale, na Turquia ocidental, onde agradeceu à Ucrânia, à Rússia e às Nações Unidas pelo seu envolvimento nas negociações.

Entretanto, a Rússia veio já dizer que concordou com uma extensão do acordo de exportação de cereais ucranianos por apenas 60 dias e não 120 como foi dito por Kiev. "Há declarações de diferentes lados de que o acordo sobre exportação de cereais foi prorrogado por 120 dias", disse a porta-voz do Ministério russo dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova, para negar a veracidade da informação.

Citada pela agência russa Interfax, replicada pela AFP, Maria Zakharova sublinhou: "Temos dito repetidamente que (...) o lado russo informou todas as partes interessadas de que o acordo foi prorrogado por 60 dias".

Antes, responsáveis governamentais em Kiev tinha assegurado que o acordo entre a Rússia e a Ucrânia para prolongar o acordo sobre a exportação de cereais ucranianos era valido por 120 dias.

O acordo facilitou a exportação de 25 milhões de toneladas de cereais em mais de 1.600 viagens de navios mercantes desde julho passado.

Cinquenta e cinco por cento destes alimentos foram para países em desenvolvimento.

 

c/ Lusa

Tópicos
pub