Moscovo vai enviar mais ajuda humanitária aos sérvios do Kosovo
Moscovo, Rússia 19 Abr (Lusa) - A Rússia planeia começar uma nova etapa de fornecimento de ajuda humanitária à população sérvia do Kosovo, anunciou Serguei Choigu, ministro para Situações de Emergência da Rússia, depois de um encontro com Pedrag Bubala, ministro da Economia da Sérvia.
"Nos tempos mais próximos começaremos a fornecer medicamentos, aparelhos médicos e trigo, num volume até 10 mil toneladas. Trata-se da segunda etapa da ajuda à população sérvia do Kosovo", declarou Choigu, que se encontra em Belgrado em visita oficial.
Além disso, na próxima segunda-feira, a Rússia tenciona dar início a uma operação de limpeza de minas na Sérvia.
"Começaremos a realização de um programa de limpeza de minas de lugares na Sérvia, sendo esse programa financiado pela parte russa", informou Choigu.
Pedrag Bubala, pelo seu lado, agradeceu "à parte russa pela compreensão manifestada face à situação dos cidadãos do Kosovo e pelo plano de limpeza das minas".
Iúri Brajnikov, porta-voz do Ministério para Situações Extraordinárias, precisou hoje que quarto sapadores russos já se encontram na Sérvia para estudar a situação.
"O primeiro local de neutralização de minas será um aeródromo na cidade sérvia de Nic. Depois de avaliar o trabalho a realizar, definiremos 3 a 4 lugares, formaremos um destacamento que será enviado para a Sérvia", acrescentou Brajnikov.
"Além disso, temos de ver se necessitaremos da ajuda de cães especialmente treinados para o feito. Será um trabalho complexo e responsável", concluiu.
JM.