Motociclistas da expedição Díli-Porto chegaram a Timor-Leste
Três motociclistas portugueses que pretendem efectuar a circum-navegação da Terra em mota chegaram hoje a Díli, provenientes da Austrália.
Em Díli, onde deverão permanecer até ao próximo dia 10, João Pedro Pereira (37 anos), Porfírio Santos Silva (49) e Tito Baião (53) vão deixar uma biblioteca com mais de 4 mil livros.
Além da biblioteca, os três motociclistas portugueses são portadores de mensagens e ofertas do presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, para o presidente timorense, Xanana Gusmão, e o primeiro- ministro Mari Alkatiri.
A ligação terrestre do Porto a Díli, promovida pela Associação Cultural e Desportiva Na Rota dos Mundos (NRP), representa a concretização do projecto "Dois povos, um Sonho: Liberdade".
A expedição pretende ligar Portugal e Timor-Leste, através da Austrália e da América do Sul, em duas etapas.
Pelo caminho, os motociclistas contactaram os povos e culturas daquelas regiões e visitaram os principais pontos classificados como Património Mundial da Humanidade.
Nesta viagem, os três motociclistas cruzaram os Andes, atravessaram o deserto de Atacama, no Chile, e atingiram as Terras do Fogo, tendo percorrido o Brasil desde o seu ponto mais a sul até ao seu limite norte, de acordo com o sítio que a NRP mantém na Internet (www.narotadospovos.com).