MPLA admite discutir no parlamento proposta da UNITA sobre monumento a Neto, Savimbi e Holden Roberto

Luanda, 11 Dez (Lusa) - O MPLA está disponível para discutir a possibilidade de criar um monumento que tenha como referências os líderes históricos Agostinho Neto, Savimbi e Holden Roberto, mas desafia a UNITA, que fez a proposta, a colocar o assunto na Assembleia Nacional.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O secretário para a Informação do MPLA, Norberto dos Santos "Kwata-Kanaua", admitiu, em declarações à Lusa, a possibilidade de discutir o assunto no parlamento, "como está disponível para discutir todos os assuntos angolanos".

Mas lembra que se trata de uma matéria com "uma dimensão tão grande" que é avisado "a sua discussão pelas direcções partidárias".

"A UNITA tem a possibilidade de avançar com uma iniciativa parlamentar onde coloque esta questão. Mas este é uma questão política com uma carga tão forte que deve ser devidamente discutida", disse.

Kwata-Kanaua admitiu ainda que é a primeira vez que ouve falar de uma proposta com este conteúdo e reafirma que o parlamento "é o lugar indicado para ser colocada".

Já do lado da FNLA, ideia de construir um monumento que "dignifique os feitos e as memórias" de Agostinho Neto, Jonas Savimbi e Holden Roberto, agrada, o seu presidente, Ngola Kabango, diz que deve ser a sociedade a decidir o formato dessa homenagem.

"É preciso ainda trabalhar muito sobre esta matéria que não é nova na sociedade angolana no que toca à necessidade de reconhecer e dignificar os feitos e a memórias destes três símbolos da resistência anti-colonial angolana", disse à Lusa o presidente da FNLA.

RB.


PUB