Muammar Kadhafi foi abatido durante a captura de Sirte

Muammar Kadhafi foi mortalmente atingido durante a campanha do CNT (Conselho Nacional de Transição) para conquistar Sirte, sua cidade natal e último bastião da resistência que ainda era leal ao ex-ditador líbio. As últimas informações apontam para a morte do coronel numa barragem de fogo lançada pelos aviões da NATO sobre dois veículos que tentavam abandonar o local dos combates.

RTP /
Sites e televisões estão a difundir uma imagem do antigo ditador já sem vida Lusa

"Kadhafi foi apanhado. Está gravemente ferido mas ainda respira", declarou à France Press Mohamed Leith, comandante do CNT que estava em Misrata, a Oeste da cidade de Sirte. Este chefe militar dos rebeldes que depuseram o antigo ditador garante ter visto Kadhafi com os seus próprios olhos.

O CNT confirmou entretanto que o coronel Kadhafi morreu devido a ferimentos sofridos durante a operação que visava a sua captura, próximo da cidade de Sirte, na costa do Mediterrânio.No quadro da operação na Líbia, os aviões da NATO fizeram um total de 26 089 voos desde 31 de Março, 9618 dos quais ditos ofensivos

Um responsável do CNT fez saber que o corpo do coronel está a ser transportado para um local secreto por razões de segurança, avança a Reuters.

Um oficial do conselho de transição, Abdel Majid Mlegta, confirmou essas informações que chegavam do terreno apontando para o estado grave do ex-ditador, que teria sido ferido em ambas as pernas quando tentava fugir num veículo visado pela artilharia aérea da Aliança Atlântica.

De acordo com Abdel Majid Mlegta, o coronel “também foi ferido na cabeça”.

Meios pró-Kadhafi desmentem morte
Entretanto, a Al-Lybia, televisão pró-Kadhafi, desmentiu todas as informações que estão a ser avançadas, "quer da morte quer da captura" do ex-ditador.

"As informações dos lacaios da NATO que dão conta da captura ou morte do nosso líder e irmão Muammar Kadhafi não têm qualquer fundamento", sustenta a televisão, garantindo que o coronel se encontra "de boa saúde".

Para a Al-Lybia, "a difusão destes rumores visa apenas levantar o moral dos mujahidines".

Nato confirma bombardeamento de coluna
A Nato já confirmou por comunicado terem aviões da aliança do Atlântico bombardeado dois veículos de uma coluna militar pró-Kadhafi nos arredores da cidade berço e bastião de Muammar Kadhafi.

O ataque terá ocorrido pelas 08h30 (07h30 hora de Lisboa) e a coluna de veículos "liderava operações militares e constituia uma ameaça clara para civis".

A NATO não confirma no comunicado em causa a presença nesses veículos do antigo líder líbio.

Alegado corpo de Kadhafi arrastado pelo asfalto
A Al Jazeera divulgou entretanto imagens recolhidas por telemóvel que mostram o alegado corpo do antigo homem forte do regime líbio agora deposto.

No vídeo agora revelado podem ver-se imagens de um homem ensanguentado, moribundo ou já morto (não se consegue concluir pela falta de qualidade das imagens) a ser arrastado pelas ruas de Sirte e a ser colocado num carro de caixa aberta, ao mesmo tempo que membros da oposição vitoriosa comemoram com tiros de espingardas automáticas para o ar.

PUB