Mubarak e Olmert vão encontrar-se após formação do governo de Israel
O presidente egípcio, Hosni Mubarak, telefonou hoje ao primeiro-ministro interino de Israel e os dois combinaram encontrar-se após a formação do governo israelita, indicou o gabinete da Presidência do Conselho em Jerusalém.
"Mubarak telefonou a Olmert para o felicitar depois de ele ter sido indigitado hoje pelo presidente israelita Moshe Katzav para formar a próxima coligação governamental", na sequência da vitória do seu partido centrista Kadima nas eleições legislativas de 28 de Março, indicou uma fonte do gabinete.
"Os dois combinaram encontrar-se imediatamente depois da formação da coligação governamental", acrescentou.
Legalmente, Olmert dispõe de 28 dias para formar a coligação, e pode, se necessário, obter um prazo suplementar de duas semanas.
A rádio pública israelita, por seu lado, indicou que o chefe de Estado egípcio telefonou também ao "número um" trabalhista, Amir Peretz, para o convidar a visitar o Egipto.
Segundo a rádio, Mubarak terá afirmado, durante este último telefonema, que a entrada dos trabalhistas na coligação governamental de Olmert "aumenta as hipóteses de relançamento do processo de paz no Médio Oriente".