Mudança de estilo de vida aumenta casos de diabetes em Moçambique

Nampula, 15 nov (Lusa) - A mudança de estilos de vida está a provocar um aumento no número de diabéticos em Moçambique, que deverão ascender a 3 % da população de 22 milhões de pessoas, disse à Lusa fonte clínica.

Lusa /

Dando como exemplo a cidade de Nampula, no norte, onde todos os dias são tratadas 40 pessoas que sofrem da doença, a médica Madhumati Varma disse que mais de dois mil doentes estão já em tratamento no hospital provincial, cerca de quatro vezes mais "do que há dois ou três anos".

Aquela médica do Hospital Central de Nampula falava na quarta-feira à margem das celebrações do Dia Mundial de Diabete que em Moçambique decorre sob o lema `Diabéticos: proteja o teu futuro``.

O aumento progressivo de diabéticos, disse Varma, está associado à mudança de estilo de vida, "ou seja, ao consumo excessivo de doces e gorduras, por parte de muitas pessoas economicamente saudáveis".

De acordo com dados da Associação Moçambicana de Diabetes (AMODIA), estima-se que cerca de 3 % da população do país sofra da doença, e enfrente a escassez de insulina nas farmácias públicas.

Tópicos
PUB