Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Mulher morre após atropelamento de carro sem condutor

por RTP
A Uber começou a testar carros sem condutor em 2016, na cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos EPA

Uma mulher morreu em Tempe, no Arizona, Estados Unidos, na sequência de um atropelamento de um carro sem condutor que operava ao serviço da Uber. Trata-se da primeira vítima mortal de atropelamento por um veículo autónomo.

Em comunicado divulgado esta segunda-feira, a polícia revela que o veículo em causa “se dirigia para norte quando uma mulher, que caminhava fora da passadeira, atravessou a estrada de oeste para leste, quando foi atingida”. O atropelamento aconteceu em Tempe, nos arredores de Phoenix, no Arizona. 
 
Este foi o primeiro caso de atropelamento mortal protagonizado por um carro de condução automática a nível mundial.
 
O veículo operava ao serviço da Uber e a empresa de transportes anunciou entretanto que vai suspender o programa que envolve veículos sem condutor que até agora já tinha sido implantado em Phoenix, Pittsburgh e São Francisco, nos Estados Unidos, e também em Toronto, no Canadá.  
 
No Twitter, a Uber apresentou condolências à família da vítima e assegurou que está a cooperar com as autoridades locais na investigação do acidente.  
 


Segundo a polícia, o veículo estava em modo autónomo e sem condutor, mas havia uma pessoa no interior do carro atrás do volante. O acidente ocorreu à noite, entre domingo e segunda-feira. As autoridades não especificaram a hora nem identificaram a vítima. 

Os media norte-americanos avançam que a mulher tinha 49 anos e morreu na sequência dos ferimentos depois de ter sido transportada para o hospital. A ABC avança que a mulher foi atropelada enquanto circulava de bicicleta.
 
Em 2016, ocorreu a primeira morte de um passageiro que viajava num carro Tesla, com piloto automático. O acidente aconteceu na Florida, nos Estados Unidos.  
 
Tópicos
pub